Preparar uma cataplasma

A cataplasma de plantas finamente moídas é tradicionalmente preparada com óleo de sésamo e cera de abelha. Esta preparação às vezes é difícil de fazer e é relativamente instável. Uma boa alternativa moderna é o uso de vaselina.

 

A quantidade de plantas e adjuvantes utilizados depende da superfície a ser tratada. A cataplasma deve ser gorda o suficiente para aderir à pele e forte o suficiente para não fluir.

 

Se optar pela preparação com vaselina, pode usar um de dois métodos:

 

Primeiro método:

 

Derreta um tubo de vaselina numa panela pequena e depois de apagar o lume, despeje suavemente as plantas de uma só vez, misturando cuidadosamente a cataplasma até obter a consistência correta. A vantagem desta preparação é a mistura fácil e rápida das plantas com a vaselina.

 

No entanto, corre o risco de verter uma quantidade maior de plantas do que a necessária, ficando com uma cataplasma seca depois de a vaselina arrefecer. Se isso acontecer, adicione vaselina suficiente para suavizar a cataplasma.

 

Segundo método:

 

Esvazie o tubo de vaselina numa panela pequena e, sem aquecê-la, comece a deitar as plantas finamente trituradas misturando-as com a vaselina até que a consistência desejada seja alcançada.

 

A desvantagem desta preparação reside numa mistura um pouco mais laboriosa do que se aquecermos a vaselina. No entanto, assim tem certeza de conseguir a consistência desejada sem surpresas, pois a vaselina fria preserva a sua aparência original após a preparação.

 

Em ambos os casos, uma cataplasma eficaz será uma que seja rica em plantas moídas e que, uma vez aplicada na área, se espalhe facilmente sem quebrar.

 

Siga os conselhos de seu terapeuta ou aplique 1 a 2 cm de cataplasma na área lesada. Cubra a cataplasma com gaze e aplique uma ligadura suficientemente apertada para manter a cataplasma no lugar durante o movimento e suficientemente flexível e relaxada para permitir uma boa ventilação da área.

 

Tenha cuidado: as plantas mancham a roupa.

 

Para retirar, raspe a cataplasma com uma espátula para removê-la primeiro e depois lave a área com sabão e água morna.

 

Siga de perto os conselhos do seu terapeuta sobre a duração do tratamento para evitar qualquer risco de reação cutânea.