Preparar uma maceração de substâncias medicinais

A maceração é um método amplamente utilizado no tratamento externo. Combinando calor, água e vapor, a maceração não pode ser usada em tecidos que mostrem sinais de calor e umidade.

 

As áreas mais frequentemente tratadas são as extremidades distais dos membros: mãos, pés, tornozelos, pulsos, cotovelos e joelhos, porque a imersão na maceração é fácil. Para outras áreas do corpo, a aplicação é feita através de toalhas previamente imersas na maceração. Peça indicações ao seu terapeuta.

 

Acabou de receber uma saqueta com substâncias medicinais. Estas substâncias podem ser utilizadas, depois da primeira preparação, por um período de 5 a 7 dias e apenas para uso externo.

 

Despeje as substâncias num recipiente e cubra-as com cerca de 6 litros de água. Leve a mistura a ferver e continuar a cozinhar em fogo brando durante 20 a 30 minutos. A sua maceração está pronta. Não a use imediatamente, porque deve estar demasiado quente, mas tenter aproveitar o vapor porque este contém princípios ativos voláteis das substâncias medicinais. Assim, se possível, coloque a área lesada por cima do vapor até a maceração arrefecer um pouco.

 

Quando for possível, coloque a área lesada dentro da maceração durante 20 minutos.

 

Aplique maceração duas vezes por dia ou mais vezes, conforme recomendado pelo seu terapeuta.

 

Após o tratamento, seque bem a área e cubra-a cuidadosamente para protegê-la das variações climáticas.

 

Para reutilizar a maceração basta simplesmente aquecê-la.

 

Cubra bem o recipiente quando não estiver usando maceração.